segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Macrauchenia

A macrauquênia (Macrauchenia patachonica) foi a última espécie da ordem dos liptoternos, que existiu apenas na América do Sul. Viveu de 7.000.000 a.C. a cerca de 18.000 a.C. A primeira descoberta de um fóssil desta espécie, na Patagônia Argentina, foi de autoria de Charles Darwin, durante sua histórica viagem a bordo do Beagle, por volta de 1830, mas seus ossos também são encontrados no Brasil, Paraguai, Chile, Bolívia e Uruguai. Eram herbívoros do tamanho de um camelo, com cabeça pequena, pés com três dedos (como os rinocerontes) e narinas entre os olhos, provavelmente ligadas a uma tromba, como a das antas, do tamanho de uma bota. Suas pernas dianteiras eram mais longas que as traseiras, como a das girafas, o que não é típico de animais muito velozes. Porém, também eram resistentes a tensões resultantes de mudanças de direção, o que indica que tinha boa esquiva e era capaz de escapar de predadores poderosos, mas menos ágeis, como o Smilodon.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Árvore da vida de Darwin

Para expressar melhor as suas ideias sobre o processo de descendência e ligação entre os seres, ele escreveu “I think” (Eu penso) e desenhou um diagrama. Nele, as formas mais antigas de vida ficavam na base, enquanto as espécies se ramificavam de um tronco central.

Therizinosaurus

O therizinossauro (Therizinosaurus cheloniformis, do latim "lagarto foice") foi uma espécie de dinossauro mais provavelmente herbívoro e semi-bípede que viveu no fim do período Cretáceo. Media de 7 a 12 metros de comprimento, 4 ou 5 metros de altura e pesava em torno de 4 toneladas.

Este foi, com certeza, um dos dinossauros mais exóticos que já existiram. Além dos braços enormes, cada um com 1,9 metro, possuía as maiores garras já encontradas no planeta, com 80 cm cada.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Polvo de Orelhas

O que são polvos-de-orelhas? Para começar, como todos os polvos (Ordem Octopodida), têm 8 braços. Mais concretamente, pertencem à Sub-ordem Cirrina, que engloba polvos com papilas alongadas nos braços, denominadas de cirros. Os cirros são usados na captura e manuseamento de presas, uma vez que a alimentação destes animais é composta por pequenos crustáceos, moluscos e peixes. As ventosas encontram-se, nalgumas espécies, modificadas num órgão luminoso que, segundo dados recentes, parecem ter duas funções: comunicação entre animais e atracção de presas. Devido a esta redução no tecido muscular das ventosas, estas estruturas quase não têm a função adesiva, tão característica nas espécies costeiras.
Quando falamos em polvos de "orelhas", não significa que possuam realmente orelhas. O que a nossa percepção antropomórfica identifica como orelhas são, na realidade, duas barbatanas musculares, inseridas no manto, utilizadas para locomoção.

Formigas- pote- de- mel

As “formigas-pote-de-mel” criam obreiras especiais, cuja única função é armazenar comida nos seus próprios corpos para o resto do grupo, ficando geralmente imóveis, com grandes abdómens cheios de comida (resíduos açucarados).

domingo, 15 de novembro de 2009

sábado, 14 de novembro de 2009

Platybelodon

Proganochelys

A Proganochelys é uma das mais antigas espécies de tartarugas já conhecidas.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Alxasaurus

Beipiaosaurus

O Beipiaosaurus foi descoberto em 1999 pelos paleontólogos Xu, Tang e Wang. Os poucos vestígios encontrados destinguem esta espécie dos terópodes e classificam-no como therizinosaurídio. Esta descoberta fez com que os paleontólogos pensassem mais na possível evolução dos therizinossaurídios a partir dos coelurossaurídios. Isso também fez com que o Beipiaosaurus se junta-se ao Alxasaurus como os dois therizinossaurídios mais primitivos até hoje descobertos.

Therizinosaurus


quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Espinossauros

O espinossauro (Spinosaurus aegipticus, do latim "lagarto espinho") foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede. Viveu durante o período Cretáceo, principalmente na região que é hoje o norte da África. Foi o maior dinossauro carnivoro que já existiu, com adultos medindo em torno de 6 metros de altura por 15 a 18 metros de comprimento e pesando entre 6 e 9 toneladas. Possuíam grandes prolongações espinhais nas vértebras de suas costas, as maiores podendo chegar a 2 metros.

Fóssil de Edmontonia

Edmontonia era um dinossauro com armadura que fazia parte da família dos nodosarídeos no Cretáceo. O seu nome significa cabeça igual à de um carneiro.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Lagarto de Gola



Monstro de Gila

O monstro-de-gila (Heloderma suspectum) é um lagarto venenoso da família dos helodermatídeos , encontrado no sudoeste dos E.U.A. e noroeste do México, com até 60 cm de comprimento coloração preta e rosada. É um dos dois únicos lagartos venenosos do mundo (o outro é o Lagarto de contas (Heloderma horridum)).

domingo, 1 de novembro de 2009